Escola Professora Ana Bueno adota Programa Semente

semente

Escola Professora Ana Bueno adota Programa Semente

Buscando contribuir para o projeto de vida dos alunos, a iniciativa vai trabalhar habilidades como autonomia e inteligência emocional no Ensino Fundamental

A aprendizagem socioemocional ainda é um assunto novo nas escolas brasileiras. O que é consenso e comprovado por meio de pesquisas no Brasil e no mundo é que o lado psicológico dos estudantes, além de afetar seus relacionamentos, comportamentos e pensamentos, influi diretamente na qualidade da sua aprendizagem. Não é à toa que, o trabalho para o “Projeto de vida” de crianças e jovens é parâmetro importante nos maiores aferidores de qualidade de educação das nações, como o PISA (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes – Programme for International Student Assessment).

Uma das principais razões disso é que, logo ao sair do colégio, em sua primeira entrevista de trabalho, por exemplo, o jovem é avaliado não só por suas qualificações acadêmicas, mas por questões como sensibilidade, criatividade, capacidade de trabalhar em equipe e até pelo modo como toma suas decisões. Além do mundo do trabalho, esses aspectos também são essenciais para se formar um cidadão consciente e pleno nas relações afetivas, contribuindo de maneira efetiva para o sucesso na vida pessoal.
Pensando nisso, a Escola Professora Ana Bueno está adotando a partir de agosto de 2017 o Programa Semente, iniciativa especialmente desenvolvida para trabalhar os aspectos socioemocionais que vão auxiliar no plano de vida dos alunos. Com uma abordagem moderna e inovadora, as atividades são conduzidas pelos professores da própria escola, com o treinamento da equipe da Semente, e as dinâmicas são feitas durante o período letivo.

A partir de um material escrito por educadores, médicos e psicólogos, sua metodologia possibilita que sejam trabalhadas em sala de aula questões como sociabilidade, autoconhecimento, autocontrole, empatia e decisões responsáveis, entre outras habilidades, cada vez mais presentes no mundo do trabalho e nas principais avaliações internacionais de educação, como o PISA. Desta forma, o Programa Semente contribui para a alfabetização emocional.

Além de material didático, tanto para alunos como para professores, o Programa oferece, ainda, acesso a uma plataforma online, que contém vídeos de apoio ao conteúdo teórico. Os gestores têm, à disposição, o suporte para acompanhar o desenvolvimento dos alunos.

O Programa Semente se estrutura em cinco pilares ou domínios. O primeiro, autoconhecimento, permite que o estudante entenda sua personalidade e perceba qualidades e defeitos para que possa se avaliar e trabalhar a sua autoconfiança. Outro pilar é o autocontrole, no qual o estudante aprende a lidar com suas emoções e evitar impulsividades, imprescindível para tomar decisões corretas e para amadurecer. Já o terceiro pilar, a empatia, é trabalhada para que o aluno saiba se colocar no lugar do outro e ser sensível ao mundo, criando laços afetivos e compreendendo a sociedade. O quarto pilar, o das habilidades sociais, permite ao estudante desenvolver sua capacidade de comunicação e cooperação. E, por fim, ao trabalhar todos esses pontos, o aluno terá mais condições de tomar decisões responsáveis, analisando as situações a sua frente de forma sensata para fazer escolhas que beneficiem não só a si mesmo, mas quem está ao seu redor.

Para Tania Fontolan, diretora-geral do Programa Semente, o investimento da Escola Professora Ana Bueno num programa de habilidades socioemocionais mostra seu compromisso com o que há de mais inovador e atual na educação. “As linhas pedagógicas do Programa Semente são comprovadas por estudos em diversos países e, por isso, a adesão das escolas brasileiras se faz tão necessária”, ressalta. “É uma honra para nós a oportunidade de sermos representados em Cambuí pela Escola Ana Bueno, e temos certeza de que resultados positivos a curto e longo prazos serão bastante percebidos”, completa.

Já a professora Sandra R. Furini dos Santos, que desenvolve o programa na Escola Professora Ana Bueno, destaca que o Programa Semente possibilita ao aluno compreender que seus pensamentos, tanto os positivos como os negativos, são norteados a partir das situações vivenciadas, gerando emoções que se desencadeiam em atitudes. Ressalta que a partir do momento que possuímos a compreensão de nossas emoções, torna-se possível o controle de nossas atitudes, o que nos permite tomar decisões justas, responsáveis e coerentes.

Para saber mais sobre o Programa Semente, acesse:

www.programasemente.com.br