Documentário “Para gostar de ler” discute importância da leitura para crianças


Documentário “Para gostar de ler” discute importância da leitura para crianças
Depoimentos de famílias e de especialistas mostram diferentes benefícios de estimular o prazer pelos livros. Filme está disponível no Youtube.

Por Luiza Tenente
Documentário “Para gostar de ler” discute importância de ler para crianças
“De onde eu vim?”, perguntava Beatriz, de 5 anos. Sua mãe, Luciana, precisava explicar o que significa a adoção. A solução foi apresentar à criança um livro infantil sobre o assunto. Agora, a menina sabe dizer que “nasceu do coração de sua mamãe”.
Essa é uma das histórias contadas no documentário “Para gostar de ler”, dirigido por Eduardo Rajabally e produzido pelo Itaú em parceria com a Prodigo Filme e a DPZ&T. Com duração de uma hora, a obra mostra diferentes aspectos da importância de se ler para uma criança.
Além de exibir os relatos emotivos de famílias, há também a participação de especialistas de diferentes áreas do conhecimento: literatura, educação, neurologia, psicologia, medicina e pedagogia, por exemplo. Eva Furnari, autora premiada de livros infantis, aborda a relevância de estimular a fantasia e a magia nas crianças. “O “era uma vez” é a palavra-chave para entrar num universo fora do cotidiano”, diz.
Teliciane é empregada doméstica e se esforça para dar livros aos quatro filhos (Foto: Reprodução)
Outro aspecto fundamental abordado no documentário é o fortalecimento de vínculos entre pais e filhos que viram as páginas juntos. Na família de Teliciane, por exemplo, de Alvorada (RS), o livro é motivo para reunir seus quatro filhos, de 3 a 12 anos de idade: Enzo, Guilherme, Rafaela e Victor. A mãe trabalha como empregada doméstica e tem como prioridade estimular os estudos das crianças. E já está vendo o resultado: um irmão corre atrás do outro, gritando: “ei, me conta uma história?”.
“Para gostar de ler” não se limita à poesia e às histórias das crianças, que já emocionam. Também discute a importância de o país investir em educação infantil – e não só em ensino superior -, questiona a forma como a escola se apropria dos livros e investiga os benefícios neurológicos trazidos pelo contato dos bebês com os livros.

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